Buscar
  • rubenscalves

Rolo Faca KATRINA nas rotações de culturas, pastagens e ILP.

No outono inicia-se o plantio das pastagens de inverno em sistemas de plantio direto e integração lavoura-pecuária (ILP), também conhecido como Sistema Integrado de Produção Agropecuária (SIPA). Esse tipo de sistema, muito tradicional especialmente na região sul do Brasil, é cada vez mais valorizado pelo produtor rural, não só pelo ganho financeiro e produtivo, mas também pelas vantagens da rotação de culturas, maior ciclagem de nutrientes e manutenção da umidade do solo.


O Rolo Faca KATRINA auxilia na melhor implantação das pastagens de inverno, primeiramente por facilitar o corte da palhada pela semeadora, e por proporcionar condições de uma maior produção e um primeiro corte mais precoce. Isso ocorre pelo efeito mecânico de controle de plantas daninhas, pela maior incidência de luz solar sobre as plântulas recém germinadas, e pela cobertura vegetal rolada que protege o solo contra os efeitos erosivos das chuvas e da radiação solar direta, beneficiando a infiltração e a manutenção da água no solo. Quando a semeadura das pastagens de inverno é realizadas no sistema à lanço, o Rolo Faca KATRINA pode ser utilizando após a semeadura, com a função de cobrir e aumentar o contato semente-solo, auxiliando na emergência e na formação de pastagens mais uniformes.


O bom manejo da cobertura vegetal realizado pelo Rolo Faca KATRINA combate o efeito negativo do casco do boi sobre o solo em áreas de pastagens, criando um colchão protetor que evita a compactação do solo. O sistema ILP somado as rotações de culturas, além de ser altamente rentável aumentando as fontes de receitas da propriedade rural, serve como uma catalizador da ciclagem de nutrientes, estimulando uma maior produção de biomassa e de matéria orgânica, a vida no solo e uma maior atividade biológica. O Rolo Faca KATRINA atua na proteção desse sistema, aumentando a capacidade produtiva do solo, potencializando os efeitos das tecnologias utilizadas nas lavouras e a fertilidade química, física e biológica.

2 visualizações0 comentário