Buscar
  • rubenscalves

O que faz uma boa carreta agrícola graneleira auto descarregável

Atualizado: Ago 26

Carretas agrícola graneleiras auto descarregáveis, também chamadas de bazucas ou reboques graneleiros em diversas regiões do Brasil, são equipamentos de grande utilidade na logística envolvida na colheita de grãos, servindo de ponte entre a colheitadeira e o caminhão graneleiro. Outra utilidade é na época do plantio, ajudando no transporte de sementes e fertilizantes. Por serem utilizados nas duras condições de campo, necessitam ser equipamento bem construídos, fortes e robustos, capazes de suportar o rigor da atividade agrícola e do terreno sem falhas, concertos e trocas de peças.


Carretas de alta capacidade são cada vez mais procuradas pelos produtores uma vez que investir em um bom equipamento é uma maneira de eliminar perdas de tempo e acelerar a operação da colheita, podendo melhorar muito a performance da colheitadeira. A INDUTAR leva ao mercado a linha de Carretas Agrícola Graneleiras APPOIO com diferentes tamanhos e características. E quais seriam as especificações que se deve levar em conta na hora de escolher qual a carreta graneleira comprar que melhor atende a demanda particular da sua operação?



  • Capacidade: A capacidade ideal varia de acordo com o tamanho da propriedade rural, o modelo e a capacidade da colheitadeira e região. É importante trabalhar com uma carreta compatível com o tamanho da operação e que trabalhe em sincronia com a colheitadeira. Quanto maior for o tanque da colheitadeira, maior deve ser a capacidade da carreta graneleira.

  • Helicoides: Existem no mercado opções de carretas com um ou dois helicoides. Carretas com dois helicoides podem oferecer um menor tempo de descarga, porém modelos com conceito piramidal e helicoide único oferecem menos partes móveis e de atrito, resultando em menor quebras e perdas de grãos, o que é de fundamental importância para operações de maior valor agregado como de colheita de sementes por exemplo. Menos partes mecânicas consequentemente também significam menos pontos de quebras, reduzindo a necessidade de paradas para manutenções. Quanto ao diâmetro do helicoide, quanto maior, menor o tempo de descarga, mas exige maior potência do trator para ativar o conjunto.

  • Velocidade de descarga: Para otimizar a operação da colheita e sincronizar os tempos da colheitadeira com a das carretas, o tempo de descarga é fundamental, caso contrário se faz necessário parar a colheitadeira assim que seu deposito graneleiro fica cheio e aguardar o retorno da carreta, perdendo eficiência da operação e performance da colheitadeira.

  • Eixos e rodados: As opções de eixos simples ou duplos estão relacionadas a capacidade de carregamento, das práticas agrícolas e das condições do solo. O peso das carretas pode causar compactação do solo e consequentemente reduzir o rendimento das lavouras, dessa forma é importante distribuir o peso entre os rodados, diminuindo a pressão sobre o solo para reduzir a compactação subsuperficial. Opte por eixos duplos ou pneus de flutuação para minimizar o efeito na porosidade do solo.

  • Potência do trator: A carreta deve ser compatível com o tamanho e a potência dos tratores disponíveis na propriedade, que além de ser forte o suficiente para puxar uma carreta carregada, precisa ter uma tomada de potência (TDP) capaz de ativar os sistemas de descarregamento. consulte as informações técnicas para tomar a melhor decisão.

  • Qualidade da carreta: Ao comprar uma carreta graneleira é importante pensar em seu futuro valor de revenda do equipamento usado, marca e reputação do fabricante, assim como a sua durabilidade. A Indutar é reconhecida pelo excelente acabamento de seus equipamentos, assim como sua durabilidade. A linha de Carretas Appoio Indutar é montada em uma estrutura base de tanque soldado em uma única peça, em aço estrutural, com pintura e tratamento anticorrosão, garantindo maior vida útil e potencial de revenda.

  • Crescimento da operação: Por fim, é importante pensar no crescimento da operação agrícola. Quando o negócio vai bem e há visibilidade de aumentar a área plantada ou de adquirir colheitadeiras de melhor performance, deve-se escolher uma carreta dimensionada para esse novo cenário de crescimento.



58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo