Buscar
  • rubenscalves

Conceitos sobre plataformas de colheita de milho.

Atualizado: Ago 26

A importância da cultura do milho.

Milho é uma das principais culturas agrícolas do mundo, cultivado em todos os continentes e em diversos sistemas produtivos com baixa e alta tecnologia. É uma planta muito eficiente na conversão de água, nutrientes e CO2 em grãos e biomassa. Possui uma arquitetura de planta formada por um único colmo ereto, folhas estreitas, e geralmente uma única espiga fixada no colmo, onde encontram-se seus grãos. Essas características exigem um sistema especial de colheita mecânica de grãos e processamento da palhada.


O que faz uma boa plataforma de colheita de milho?

Plataformas de colheita de milho são projetadas para realizar a colheita por linhas de plantio. Acopladas nas colheitadeiras, são constituídas por chassis com eixo, transmissão e helicoide transversal, onde são montadas os conjuntos de cones separadores de linhas e as unidades mecânicas de linhas de colheitas compostas de caixa de engrenagens, correntes recolhedoras, rolos, facas, raspadores e chapas desespigadoras. Durante o processo de colheita o caule do milho entra na unidade de colheita, é conduzido através das correntes, recolhido, processado e cortado pelos rolos e facas, por fim as espigas são destacadas do caule e conduzidas para o alimentador da colheitadeira pelo helicoide central da plataforma de forma uniforme. As melhores plataformas de colheita de milho são aquelas capazes de processar bem a palhada e conduzir as espigas com poucos resíduos para dentro da colheitadeira, ser rápidas, capazes de recolher plantas caídas, eficientes, causar poucas perdas, ter alta capacidade de colheita e econômicas na exigência de consumo de combustível.


A plataforma de colheita de milho Magna da INDUTAR possui as características solicitadas pelos produtores de ser uma plataforma desespigadora capaz de fazer uma colheita limpa, rápida e econômica, processando bem a palhada e deixando uma boa cobertura protetora sobre o solo. Montada sobre um chassi de aço estrutural capaz de suportar as intensas cargas de trabalho, é leve e com capacidade de montagem de um maior número de unidades de linhas. Entre os diferenciais mais importantes estão a capacidade de colheita rente ao solo, os rolos com facas e aletas opostas, a caixa de transmissão exclusiva em alumínio leve e eficiente.



A plataforma de colheita interfere na produtividade?

Analisando pelo lado agronômico e as conquistas de produtividades alcançadas por meio de técnicas como a do plantio direto, deve se dar especial valor e atenção ao acabamento da palhada após a colheita. O conjunto de rolos tem um papel dos mais importantes nesse sentido, pois são os responsáveis por puxar e processar a palhada, influenciando além do consumo de potência, a quantidade de resíduos dentro da colheitadeira e a qualidade da palhada no solo. O conceito dos rolos com facas e aletas opostas (ou face-a-face) da plataforma de colheita de milho Magna INDUTAR que puxa a palha com performance melhorada, recolhendo as canas e folhas de forma a processar o material para facilitar a decomposição e a disponibilidade dos nutrientes para a próxima cultura. Somando a isso a colheita rente ao solo garante um melhor acabamento da palhada para o plantio direto, além de melhor recolher plantas caídas e reduzir perdas de espigas, garantindo ganhos de produtividade.


Quais os cuidados que precisamos ter ao adquirir uma plataforma de colheita?

Plataformas de milho são equipamentos complexos, possuem muitas partes móveis, engrenagens, correntes e eixos, por isso, na hora de escolher qual plataforma de milho comprar é importante também entender quão amigável é a plataforma para manutenções, trocas de peças e regulagens. Pensando nisso, a Magna possui eixos seccionados, embreagens independentes em cada linha, facas intercambiáveis nos rolos, chapas de sacrifícios e ponteiras nas carenagens separadoras de linhas. Para evitar a entrada de plantas daninhas e cipós é importante a presença de raspadores dos rolos, melhorando a performance da plataforma e reduzindo as manutenções. Uma regulagem importante para um bom processo de colheita é o ajuste para que a velocidade das correntes recolhedoras seja compatível com a velocidade de deslocamento da colheitadeira.


Para mais informações sobre plataformas de colheita de milho, entre em contato com a INDUTAR ou visita a página da Plataforma de colheita Magna Higher.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo