Buscar
  • rubenscalves

Benefícios do Rolo Faca Katrina na agricultura em plantio direto.

Atualizado: Ago 26

O desenvolvimento do sistema de plantio direto na palha foi responsável pela abertura de novas fronteiras agrícolas e importantes crescimentos nos níveis de produtividades da agricultura. Inicialmente desenvolvido na década de 1950 nos EUA e na Inglaterra, foi na década de 1970, em solos tropicais da América do Sul, como uma alternativa ao controle de amplos processos erosivos, onde o sistema plantio direto foi largamente adotado. O Plantio Direto é um sistema em constante evolução, tendo como base a manutenção de uma cobertura vegetal permanente sobre o solo, protegendo contra o impacto de agentes erosivos, como das gotas de chuva. Proporciona também a manutenção da matéria orgânica e da umidade no perfil do solo, contribui na construção de uma melhor estrutura, reduz a amplitude térmica do solo, assim como auxilia na manutenção e ciclagem dos nutrientes.


O sistema plantio direto, constrói um solo vivo, saudável e produtivo. Práticas como adubação verde e rotação de culturas são absolutamente necessárias para a sustentabilidade da agricultura e o que viabilizará a sua continuidade no futuro. Porém, o manejo dessa palhada e da cobertura vegetal traz uma série de desafios ao agricultor, que precisa saber como usar essa cobertura em seu favor e de que forma trabalhar com ela.



Ao mesmo tempo que reduz a incidência de plantas daninhas ao não deixar o solo exposto, também pode dificultar o plantio e a implantação das culturas. Nesse contexto, o rolo-faca foi apresentado como uma ferramenta de manejo de coberturas vegetais de porte médio a alto, e resíduos de milho em pós-colheita. Esse implemento não tritura demasiadamente os resíduos, distribuindo-os de forma mais uniforme e tornando mais lento o processo de decomposição do material vegetal. Nas décadas de 1980 e 1990, muitos agricultores utilizavam o rolo-faca, mas o seu uso foi se perdendo com o aumento da aplicação de herbicidas nas lavouras. Nesse sentido, o rolo-faca retorna ao cenário, na forma de a “rolagem” ser uma alternativa mais econômica e vantajosa à “dessecação”.


A INDUTAR desenvolveu o rolo-faca KATRINA, como um implemento robusto, fácil de operar e transportar. O seu uso auxilia na preservação do meio produtivo, que é o solo. Os produtores rurais, cada vez mais, entendem a importância da manutenção da palhada, valorizando ainda mais o meu correto manejo. Em um leito de palha manejada é possível ter uma melhor instalação da lavoura, devido a uma melhor uniformidade de distribuição de sementes, o que garante o maior aproveitamento tanto da luz como dos nutrientes do solo, devido a menor competição entre plantas e menor sombreamento causado pela palhada.


Quanto ao controle do impacto das gotas de chuva na erosão do solo, uma palhada “rolada” de forma homogênea pelo rolo-faca KATRINA, protege o solo de forma muito mais efetiva do que uma cobertura vegetal apenas dessecada. Tratando de herbicidas, a ação mecânica de derrubada e corte, acaba por proporcionar a mesma função de uma dessecação pré-plantio, gerando ainda o benefício da economia de uma aplicação de herbicida. Ao tratar da resteva de lavouras de milho, o rolo-faca KATRINA consegue eliminar os inconvenientes talos das plantas de milho, os quais geram um grande inconveniente que ocorrem desde o plantio até a colheita da lavoura subsequente, como da Soja, por exemplo.


Um dos maiores benefícios proporcionado pela ação do rolo-faca KATRINA, se dá no auxílio à ciclagem de nutrientes entre os ciclos produtivos. O maior contato entre palhada ou resteva “rolada” com o solo, acelerando a ação dos agentes biológicos decompositores e a ciclagem dos nutrientes absorvidos pelas culturas antecessoras.


Uma lavoura de alto rendimento exige ser plantada em uma área limpa e sobre adubação verde morta, o que exige práticas como a dessecação ou a rolagem dessa cobertura verde. A rolagem tem se provado uma opção superior à simples dessecação, seus benefícios, gerados pela ação do rolo-faca KATRINA, são facilmente observados pelos produtores rurais ao se traduzir na forma de aumento de produtividade das lavouras, facilidade de operação e economia.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo