top of page
Buscar
  • Foto do escritorIndutar Tecno Metal

Agricultura conservacionista, um caso de sucesso. Anotações sobre a reportagem Globo Rural.

Atualizado: 26 de ago. de 2021

A edição do dia 11 de Abril de 2021 do programa Globo Rural apresentou o caso de sucesso da empresa rural Rizoma, localizada em Iaras, Estado de São Paulo. A propriedade, cliente da INDUTAR, pratica agricultura orgânica regenerativa com a utilização do rolo-faca Katrina em seu sistema de produção.



A propriedade que em uma primeira impressão parece ser uma típica unidade de produção de grãos, com o cultivo do milho e da soja no verão e aveia no inverno, tem como um diferencial o destino de sua produção, que é a produção animal orgânica, atividade que tinha dificuldades de encontrar grãos com as características de origem que buscavam.

“A agricultura regenerativa parte do princípio que não é suficiente reduzir o dano, mas que também é importante reverter o dano.”

O trabalho realizado de recuperação do solo degradado foi através da correção do solo com calcário e gesso, utilização de produtos biológicos, produção de matéria orgânica, cobertura do solo, rotações de cultura e de consequente ativação da microbiota no solo. Essa prática é benéfica para a biodiversidade da fazenda, que impacta positivamente a disponibilidade de água, carbono orgânico do solo e produtividade da agricultura. Através dessas técnicas foi possível beneficiar o sistema e construir um solo melhor do que estava antes.



O Rolo-Faca Katrina da INDUTAR tem um papel importante no sistema, o qual tem como uma das principais premissas manter o solo protegido. O rolo-faca tomba a cobertura verde do solo, derruba os restos do plantio impedindo a sua rebrota. Essa cobertura, além da proteção, também é uma fonte de alimento para a biota do solo.

“Sobre a palhada rolada do milho, planta-se a aveia, mantendo uma importante cobertura vegetal do solo ao longo do ano, para conservar o solo contra o impacto das gotas de chuva e alimentar a parte biológica do solo.”

Técnicas semelhantes também são usadas na agricultura convencional, que cada vez mais trabalha no sentido do plantio direto e a preservação do solo, porém na agricultura orgânica, a biodiversidade faz com que a natureza auxilie trabalhe junto com o agricultor, resultando em produtividades crescentes ao longo dos anos.


76 visualizações0 comentário
bottom of page