Buscar
  • andressa.sarturi

A estrada é minha casa

Atualizado: Ago 26

Não nos surpreende mais as mulheres estarem ocupando espaços antes destinados e pré-estabelecidos aos homens, temos exemplos aqui mesmo dentro da fábrica da INDUTAR de diversas funções desempenhadas com excelência por mulheres. A crescente busca da mulher no mercado de trabalho e sua valorização vem ganhando a atenção de todos os setores da sociedade, diminuindo o preconceito e tornando-se comum ver mulheres pilotando um caminhão e rodando o Brasil.


Rapunzel da estrada, Neila Maria da Silva Cavalheiro, 40 anos, vive a dois anos na boleia da Penélope, apelido carinhoso que deu ao seu companheiro de rodovias. Ela nos conta que o sonho de ser motorista e viver livre sempre lhe acompanhou, natural de Lajes/SC, via no seu pai, também caminhoneiro um exemplo de vida.



Quando tudo começou:

A Rapunzel, começou a trabalhar em um posto de combustível como caixa, passou a ser frentista para ficar mais perto dos caminhões, até que o destino se encarregou de tudo e há dois anos surgiu um projeto na empresa de transporte Brambila, a ideia era recrutar mulheres para serem motoristas e rodar esse País. Ela não pensou duas vezes e foi participar da seleção. Depois desse primeiro momento, começou o desafio de pegar a estrada sozinha. Rapunzel desabafa:

“ na primeira viagem, fui chorando de medo, mas com a experiência passou, ele (o medo) não pode fazer parte”.

Vida de caminhoneira:

Durante uma viagem a trabalho nessa última semana, Rapunzel veio fazer uma entrega na INDUTAR e não perdemos a oportunidade de conversar com ela e entender como é viver sozinha na estrada e se ela se sente valorizada na profissão que escolheu:

“É muito difícil, pois o maior preconceito vem dos próprios colegas motoristas, não é sempre, mas tem”, finaliza.

Orgulhosa, já rodou mais de 200 mil km pelo Brasil e nunca se envolveu em nenhum acidente. Ao ser questionada sobre o que a estrada significa, ela dispara:

“é a minha casa!”

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo